quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Módulo V

Tipos de Compulsão

a)compulsão por compras - comprar por sentir prazer em comprar.Essas pessoas são chamadas consumidores compulsivos e chegam a 3% da população brasileira.A oneomancia é um transtorno de personalidade mental onde o ato de comprar excita a pessoa.
b)compulsão alimentar - é uma tentativa de solucionar um conflito interno. A necessidade de afeto, aceitação das dificuldades emocionais,aceitação do corpo são motivos que incomodam e a compulsão alimentar pode proporcionar um prazer momentâneo.
A busca da perfeição pode ocasionar a anorexia e a bulimia que também são distúrbios de comportamento ligados à alimentação. Na visão espírita podemos destacar o intercâmbio do mundo espiritual com o mundo material, desencarnados ligados à matéria desejosos das "sensações" físicas estimulam tais comportamentos para absorverem de suas vítimas seu fluido vital - quando a pessoa sintoniza com esses pensamentos e hábitos - ocorrendo então uma obsessão.
c)compulsão por jogo - familiares e amigos só notam essa compulsão quando há prejuízo material ou financeiro. O computador entra para esse rol, mas o bingo, caça níqueis, corrida de cavalo, poker e até jogos de baralho mobilizam pacientes, médicos e psicólogos.Atualmente 10% dos usuários da internet já demonstram sinais de dependência. No Brasil 4.6 milhões de pessoas. Um estudo da USP demonstra que 1% dos 192 milhões de brasileiros são jogadores patológicos.O jogo já afeta 10% da população do país.
Os compulsivos por jogos possuem uma fixação maior do que a fixação do usuário em cocaína.
d)compulsão por sexo - no homem pode ser confundido com virilidade,e na mulher é a chamada ninfomania. Segundo pesquisa em Havard 95% das pessoas são homens. Os motivos são questões de aprendizagem social e cultural em relação ao sexo. O homem é estimulado desde a adolescência  a viver uma sexualidade quantitativa como sinal de virilidade. A compulsão se manifesta quando se sente uma vontade constante em fazer sexo que passa a dominar a vida da pessoa prejudicando os estudos, o trabalho, as relações familiares e sociais, e acontece quando o prazer físico se torna uma forma para aliviar as tensões. Pensamentos invadem a mente causando uma ansiedade que acaba por transformar-se em excitação sexual. Para aliviá-la o compulsivo procura a masturbação, sites ou outras maneiras. Esse tipo de compulsão é um dos que mais atrai espíritos obsessores. Pela ótica espírita a forma recomendada para se buscar o sexo é associado ao amor e afeto. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário