sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Modulo III

Consiência - liberdade - auto aceitação - auto conhecimento - busca da verdade - auto estima

A liberdade de consciência é uma das características da verdadeira civilização e do progresso.A consciência não é somente a faculdade de perceber, é também o sentimento de viver, agir, pensar, querer. É um pensamento íntimo que pertence ao homem, como todos os demais pensamentos.
A auto depreciação é fator preponderante para a pessoa e para seus relacionamentos, em razão do desrespeito a si mesmo.O indivíduo que não de aceita ou não aceita seus sentimentos, não tem respeito por si mesmo,ultrapassando seus limites para agradar os outros.Aquele que não se aceita vive com medo de errar, de ser abandonado, tem medo de viver, gerando para si um quadro de baixo estima. A razão pode ser a não concretização dos seus desejos anteriormente reprimidos; diante de todas as dificuldades, o indivíduo se torna um dependente emocional. Busca os objetos de compulsão para suprir as angústias, sem perceber que o preenchimento vem do amadurecimento espiritual e do auto conhecimento, que é a busca da verdade através da individuação. A individuação é o caminho, um movimento em busca da liberdade.
No processo de individuação se encontra a verdadeira necessidade da alma, despertando a consciência para a criatividade e a realização de experimentos, fazendo florescer o crescimento espiritual, gerando fruto de amor, no qual foi preparado e amadurecido para a liberdade e o auto conhecimento.
Deus confia à nossa consciência a escolha do caminho que devemos seguir e a liberdade de ceder às influências contrárias que se exercem sobre nós.O auto conhecimento é instrumento de auxílio para a conquista de virtudes e qualidades, que serão fixadas ao patrimônio espiritual na sequência das reencarnações.
O auto conhecimento é desafiante, exige êxito e resultados positivos, é uma tarefa árdua como a lapidação de um diamante. É um instrumento para buscar a verdade e a vida. Essa verdade é Deus. O auto conhecimento de si mesmo é, portanto, a chave do progresso individual.

Disse Jesus: "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará"-Jo 8:14

Nenhum comentário:

Postar um comentário